A Inteligência Artificial na engenharia já é uma realidade e pode ser aplicada em diferentes áreas trazendo mais funcionalidade, praticidade, economia de tempo, entre muitos outros benefícios.
Diferentes áreas da engenharia como computação, construção civil, produção e outras já podem ser beneficiadas pelo uso da inteligência artificial (ou apenas IA).
Mas o que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é definida como um campo de estudos que têm como origem as seguintes áreas:
· Computação;
· Engenharia;
· Psicologia;
· Matemática;
· Cibernética.
Todas essas áreas, de forma multidisciplinar, têm como objetivo principal a construção de sistemas que sejam configurados com um modo de operação e comportamento inteligente a fim de executar atividades e processar informações com a excelência equivalente ou superior a de um ser humano.
Em termos mais simples, IA que significa inteligência artificial refere-se a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que eles coletam.
Quando falamos em Inteligência Artificial na engenharia a premissa é a mesma: construir sistemas capazes de analisar dados de maneira precisa e contribuir para tomadas de decisão cada vez mais assertivas. A engenharia é uma área extremamente competitiva e que absorve os avanços e impactos tecnológicos de maneira rápida. Até porque, em muitos casos, neles é que estão os diferenciais frente a um mercado que entende a importância do pioneirismo.
Com isso em mente, as principais utilidades da IA para a área são:
Machine Learning (ML)
O machine learning é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos em sistemas.
Uma das principais partes do trabalho da IA é possibilitar que sistemas aprendam com dados, identifiquem padrões e tomem decisões com o mínimo de intervenção humana. Assim, se tem redução de custos operacionais e diminuição de erros relacionados às tomadas de decisão, principalmente porque torna-se possível analisar dados complexos e volumosos por meio da criação de algoritmos que projetam cenários ideais (livres de erros).
Ou seja, é como se a IA garantisse um processo de melhoria contínua tendo os dados como base.
Deep Learning (DL)
Aprofundando no conceito de Machine Learning, o Deep Learning é uma tecnologia ainda mais avançada e, além de aprender com os dados, é capaz de fazer o cruzamento deles para gerar insights e se adaptar a diferentes cenários e necessidades.
Um dos benefícios práticos do DL é a prevenção de fraudes. Em sistemas financeiros, por exemplo, ele tem autonomia para identificar padrões suspeitos de comportamento e bloquear possíveis fraudes ou erros com potencial para resultar em erros ainda mais graves.
Monitoramento de projetos
A Inteligência Artificial na engenharia também pode ser utilizada para o monitoramento de projetos a fim de melhorar a administração das obras, otimizar processos e acelerar etapas, por exemplo. A IA encontra padrões para todas as fases de um projeto, o que facilita sua gestão como um todo, desde a fase de iniciação e planejamento até a análise de processos, metodologias e encerramento.
Essa é uma maneira eficiente de evitar pequenos erros ao longo do projeto e ganhar tempo com isso, minimizando consideravelmente qualquer chance de atraso.
Logística
A Inteligência Artificial na engenharia também tem funcionalidades e benefícios relacionados à logística, especialmente quando falamos em gestão de materiais, supply chain e até impressão 3D de obras, galpões e afins.
Por meio de softwares e óculos de realidade virtual, a IA permite que seja possível “estar dentro” daquele espaço e checar suas condições antes mesmo de ele ser concluído. Nesse contexto, a IA pode ser aplicada por meio de um sistema de automação para cruzar informações relacionadas ao estoque, padrões no inventário e informações de armazenagem, como temperatura ideal do ambiente, clima e afins.
Relatórios e tomadas de decisão estratégicas
A Inteligência Artificial na engenharia utiliza dados, monitora seus padrões, cruza essas informações para gerar insights e reduz quase que completamente os erros advindos da mão de obra humana.
Portanto, naturalmente todo esse ecossistema facilita as tomadas de decisão envolvendo o projeto, independente da fase em que ele esteja. Isso porque o sistema é quem faz todo o trabalho analítico. Isto é, filtrar a base de dados, mapeia processos, elimina erros e entrega ao responsável pelo projeto somente o que é pertinente (tendo base confiável).
Assim, o gestor tem maior facilidade para tomar decisões assertivas e seguras em situações como: cálculos de obras e projetos, definição de indicadores de desempenho, análise de orçamentos, dentre outras.
Ao longo deste artigo você pôde conferir algumas das principais funcionalidades da IA na engenharia. Agora, responda: de todas elas, com quais você já se deparou no mercado?
Adaptado de Blog da 90Ti.
コメント